Leilão de imóvel: Saiba como evitar ter a casa leiloada

Autor: Greyci Gabriela    2 de abril de 2012 Voltar

leilao de imovel

A aquisição da casa própria, como já foi mostrada aqui no blog algumas vezes, tem se tornado algo cada vez mais possível e fácil para boa parte da população. O problema está na inadimplência, pois muitas pessoas não conseguem arcar com as despesas da parcela do imóvel. Se você está nestas condições e tem medo de perder seu imóvel em leilão, atenção: algumas situações podem facilitar o leilão de imóveis! Hoje vamos te ajudar a entender melhor seus direitos e deveres no que diz respeito ao leilão de imóvel.

Imóveis em Leilão: 8 situações que podem ocasionar o leilão de imóveis

A legislação brasileira impede que a casa onde você e sua família vivem possa ser usada para o pagamento de dívidas civis, previdenciárias ou trabalhistas. No entanto, existem oito exceções em que você corre o risco de ter seu imóvel leiloado. Abaixo relacionamos essas situações a fim de ajudá-lo a evitar que o leilão de imóvel destrua o seu sonho.

imoveis em leilao

  1. O leilão de imóvel pode acontecer para pagar prestações em atraso do financiamento imobiliário que permitiu a compra ou a construção da residência. Neste caso, o banco que financiou a aquisição da propriedade pode, portanto, retomá-la se houver inadimplência.
  2. Para pagar dívidas trabalhistas com os empregados domésticos existe o risco do leilão do imóvel.
  3. Para pagar a pensão alimentícia dos filhos.
  4. Em caso de deixar de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) também há possibilidade do imóvel ir a leilão.
  5. Quando o imóvel é oferecido como garantia de uma dívida, o devedor também pode perdê-lo se não pagá-la em dia. O imóvel de família que serve como garantia de hipoteca está sujeito à apreensão.
  6. Comprar imóvel com dinheiro sujo ou gerado por conduta criminosa ocasiona o leilão de imóvel, mesmo que abrigue a família do criminoso.
  7. No caso do fiador de um contrato de aluguel, ele também fica sujeito a ter o imóvel penhorado caso haja inadimplência do inquilino.
  8. Imóveis de luxo também podem ser leiloados. Eles podem ser tomados para arcar com a dívida inadimplente, mas o devedor pode pegar o dinheiro restante e comprar outra residência menor.

E então, conseguiu esclarecer suas dúvidas com relação às causas de um leilão de imóvel? Procurando pela casa ou apartamento certo para você e sua família acerte com a Imobiliária Dimensão. Referência no sul do Brasil, a Dimensão possui inúmeros imóveis à venda em Camboriú. Confira e realize já o seu sonho!

Tags: , , , , ,


Comente: